No mesmo dia, o Instituto lançou seu “Manifesto de Acesso Aberto a Dados da Pesquisa Brasileira para Ciência Cidadã”.
A coordenadora do Programa de Acesso Aberto à Informação Científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) , Bianca Amaro, recebeu, na última quarta-feira, 28 de setembro, o Prêmio Electronic Publishing Trust for Development 2015, destinado a indivíduos de todo o mundo que fizeram uma contribuição significativa ao progresso do Acesso Aberto no mundo em desenvolvimento.
A entrega do prêmio ocorreu por ocasião do evento em comemoração ao Dia Internacional do Acesso Aberto, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro foi promovido pela Unesco e pelo Ibict.
Na ocasião, o Ibict lançou o Manifesto de Acesso Aberto a Dados da Pesquisa Brasileira para Ciência Cidadã, uma tomada de posição, no Brasil, diante do movimento mundial de dar acesso aberto à informação científica. O Manifesto tem por objetivo “demonstrar o seu valor estratégico e informacional e estimular e apoiar movimentos e iniciativas para Ciência Aberta no Brasil, traduzidos pelo amplo e irrestrito acesso a fontes primárias de pesquisa utilizadas por pesquisadores e outros segmentos sociais, possibilitando o compartilhamento, reprodutibilidade, verificação, avaliação, reutilização e redistribuição em novos contextos e em pesquisas colaborativas e interdisciplinares."
O evento contou com a participação do Secretário executivo de LA Referencia, Alberto Cabezas, que
em discurso apresentou os desafios da rede regional e enalteceu o trabalho realizado por Bianca Amaro e pelo Ibict.
O Manifesto de Acesso Aberto a Dados da Pesquisa Brasileira para Ciência Cidadã pode ser lido na íntegra em
http://migre.me/v8BZ0